logo

LEX TERRAE - FASE 1

Operação mira grileiros envolvidos em conflitos agrários violentos em município de Mato Grosso

Conflito fundiário perdura há mais de duas décadas e é marcado por episódios graves de violência, incluindo tentativas de homicídio, ameaças armadas, emboscadas, danos qualificados e disputas territoriais sustentadas por força e intimidação.


Por Redação Popular Online

img

Foto: Reprodução

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Lex Terrae – fase 1, com o objetivo de cumprir 12 mandados judiciais de busca e apreensão contra alvos envolvidos em conflitos agrários violentos na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade.

 

De acordo com a polícia, a operação, deflagrada com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, teve como foco o enfrentamento a um histórico conflito fundiário que perdura há mais de duas décadas no município, marcado por episódios graves de violência, incluindo tentativas de homicídio, ameaças armadas, emboscadas, danos qualificados e disputas territoriais sustentadas por força e intimidação.

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.

As terras objeto da disputa já haviam sido objeto de decisão judicial garantindo a posse legítima, mas continuavam sendo alvo de invasões e ações organizadas por grupos armados.

Até o momento, a ação resultou na apreensão de aparelhos celulares, armas de fogo, munições e diversos outros apetrechos, além de duas pessoas presas em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições.

 

As ordens judiciais foram cumpridas com observância rigorosa dos protocolos legais, incluindo a formalização dos autos de busca, apreensão de arma de fogo e munições e dispositivos eletrônicos (aparelhos celulares). Os procedimentos foram devidamente formalizados, com encaminhamento dos presos à audiência de custódia e o reenvio de materiais à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

 

A mobilização envolveu dezenas de policiais civis que atuaram simultaneamente em diversos endereços estratégicos relacionados aos investigados.

A operação foi coordenada pelo delegado de Vila Bela da Santíssima Trindade, Luiz Roberto Camargo Rodrigues, e contou com o apoio de equipes da região e suporte das Delegacias da Regional de Pontes e Lacerda (Comodoro, Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Campos de Júlio), da Regional de Cáceres (Porto Esperidião, Rio Branco, 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, Mirassol D´Oeste, Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cáceres) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer).

 

A operação integra um plano estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para enfrentamento à criminalidade fundiária no estado, voltado à pacificação da região, à garantia do cumprimento das decisões judiciais e à preservação da ordem e da segurança pública no campo.


ESCÂNDALO DA OI

Taques apresenta provas do “maior escândalo de corrupção de MT”; veja o vídeo

Com duração superior a 50 minutos, o vídeo expõe a engenharia financeira empregada para fracionar e ocultar o destino dos recursos públicos.


DESTAQUE

Indiavaí conquista Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Reconhecimento nacional destaca o empenho da rede municipal de ensino na promoção de uma alfabetização de qualidade.


COBERTURA VACINAL

Reserva do Cabaçal conquista 1º lugar no Imuniza Mais MT e se destaca como referência em saúde pública

O município de Reserva do Cabaçal alcançou uma importante conquista ao garantir o 1º lugar no Selo Diamante do programa Imuniza Mais MT, na categoria destinada a municípios com até 6 mil habitantes. O reconhecimento evidencia o compromisso da gestão municipal com a ampliação da cobertura vacinal e o fortalecimento das políticas públicas de saúde. O resultado é fruto de um...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.